frases · musica · posts · videos

Orquestra Jovem

A Orquestra jovem é um projeto social que existe desde 1975, e que vem tirando jovens da pobreza a partir da música com o Sistema Nacional de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela -mais conhecido como El Sistema.
O sistema conta com milhares de alunos, sendo a maioria deles vindo de comunidades carentes, e seu objetivo é ajudar adolescentes e crianças viventes de situações precárias, porém o projeto alcançou também um sucesso artístico, formando artistas, que hoje, tocam nas melhores orquestras do mundo.
Eles aceitam crianças a partir dos dois anos de idades, e os instrumentos são emprestados a elas, mas precisam ser bem-cuidados. Também, é necessário que os alunos frequentem a escola e tirem boas notas.
As aulas ocorrem de segunda a sábado, quatro horas por dia, e ainda praticam em casa.

Um dos trompetistas, resume o sistema em relação a aceitação de alunos: “Não perguntamos sobre a origem dos alunos. Não importa que os pais deles sejam presos ou criminosos. Mas não admitimos que eles descontem seus problemas nas aulas nem toleramos um linguajar chulo ou repleto de gírias”.
Um dos ex-alunos, Lennor Acosta, era um caso perdido. Criado em Carapita, um dos bairros mais violentos de Caracas, ele havia sido preso nove vezes, era usuário de crack, maconha e cocaína. Em 1999, conheceu o Sistema, adotou a clarineta e hoje se divide entre as apresentações da Orquestra Jovem Simon Bolívar e a coordenação musical do Núcleo Los Chorros e ainda afirma que segurar uma clarineta é melhor do que segurar uma arma.

Veja também:

Walt Disney e esposa
Walt Disney e esposa
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s